Temos também em Caaporã um local hoje esquecido. É o oiteiro do Amparo com suas antigas ruínas. Tinha também no local um sobrado bem legal com vista para o manguezal.( CORDEL:CAAPORÃ BELEZA E CULTURA SE MISTURAM, por Lúcia Santos)
Este sobrado fica localizado no sítio Oiteiro do Amparo em Caaporã-PB. Prédio belíssimo com vista privilegiada para os manguezais, tendo sua construção datada no ano de 1932 e que não pôde ser totalmente concluida por intervenção da Marinha Brasileira, que naquela época entendeu que o mesmo facilitava a visualização dos contrabandos de mercadorias que passavam pelo Porto das Caixas, Catolé e Miramar.
Desde daquele tempo o mesmo foi ocupado por moradores daquela região, com a finalidade de preservar e cuidar tanto do sítio, bem como do sobrado, por designação do seu proprietário Sr.Augusto Ferreira.
Atualmente encontra-se abandonado e esquecido, precisando ser valorizado e quem sabe até tombado como Patrimônio Histórico, já que o mesmo tem grande influência na história deste município.
Parabéns querida Professora/Historiadora/Amiga Lúcia Irineu! Belíssimo Trabalho; Infelizmente não Pude está neste Momento Tão Importante. Realmente; Queira deus que possam tombar como Patrimônio Histórico; como Também a casa da Máquina; Antiga delegacia e Também o Sobrado de Gérson Macedo Na principal de Caaporã. Parabéns pelo Seu Trabalho. Abraços. Deus abençoe a todos Aí!! Do amigo e Admirador:
ResponderExcluirPaulo Veloso.
Se puder Visite o peuloveloso.blogspot.com torne-se membra e deixe seu comentário caso queira. Pra mim? Seria uma Honra!